segunda-feira, 13 de julho de 2015

Charges, Cartuns e Sociedade (Oficina no CIEP)

          Dentre os diversos projetos desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID - Português na escola Luiz Maria Ferraz, o CIEP, estão as oficinas. As oficinas são o  projeto que, talvez, mais aproxima os bolsistas da prática docente, pois envolve o planejamento das aulas que comporão a sua prática e consequente aplicação em uma turma.
          Cada bolsista atuante na escola CIEP, individualmente, planejou sua oficina e a desenvolveu, até então, em duas turmas do Ensino Médio. A escola entra em férias esta semana e os bolsistas, no retorno das aulas, voltarão com suas oficinas, fazendo um rodízio até que todos passem por cada turma. Neste contexto, planejei minha oficina pensando nos gêneros Charges e Cartuns e as apliquei nas turmas 202 e 301 durante o mês de junho e início de julho.
          Com a turma 202, explorei, além das características destes dois gêneros, seus impactos na sociedade através da análise do atentado terrorista que ocorreu na França no início deste ano. Neste acontecimento, cartunistas foram assassinados por radicais islâmicos que se sentiram ofendidos com as Charges produzidas pelo jornal satírico Charlie Hebdo relacionadas a figura de Maomé e de líderes político-religiosos do Estado Islâmico. Já com a turma 301, resolvi fazer algumas mudanças em minha oficina e dei mais ênfase nas características dos gêneros Charges e Cartuns, analisando seus impactos na sociedade através de um acontecimento mais local, que foi uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na cidade promovida pelo grupo Roletaço Bagé.
          No final de cada oficina, os alunos produziram suas próprias Charges e Cartuns. Abaixo, confira algumas fotos da oficina "Charges, Cartuns e Sociedade" sendo desenvolvida nas turmas 202 e 301.

Turma 202:



Turma 301:



Todas as produções dos alunos encontram-se disponíveis no Facebook no grupo "Ciep Produções". Para acessá-las, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário