terça-feira, 4 de agosto de 2015

Oficina de Texto Discursivo Online - IFSul

No mês de maio teve inicio no IFSul a Oficina "Texto Discursivo Online na Escola", que visou, em conjunto com os alunos, analisar comentários feitos em redes sociais e portais online como textos de opinião, propondo uma discussão do que seria estabelecido como discurso de ódio ou liberdade de expressão.

Ministrada pra o primeiro semestre de Informática durante o período do dia 26 de maio até 16 de junho. Durante essas quatro semanas de aula levei para dentro de sala de aula textos que levantam o que seria discurso de ódio, liberdade de expressão, foi questionando com os alunos o que seria isso para cada um deles, buscando qual seria o limite para que um discurso deixar de ser apenas utilização da liberdade de expressão e passar a ser um discurso de ódio; textos que falavam sobre o racismo expresso nas redes socais e as consequências que isso trazia, conteúdos que questionavam a piada que se utilizava da sátira com outro, muitas vezes os grupos que são colocados a margem, para fazer graça, a perseguição contra a mulher por meio das redes sociais e como muitas vezes passa a sair da rede social e começa a ser na "vida real", textos que levantavam questões de ódio a pessoas gordas.

O projeto final da oficina propôs que a turma se dividisse em grupos para criar dois textos discursivos, um sobre algo que havia sido trabalhado em sala e outro sobre algo que eles queriam conscientizar as pessoas sobre. Esse projeto final será compartilhado nas páginas do Facebook do Coletivo Atena e da Rádio Escolar SINTONIF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário