quinta-feira, 3 de abril de 2014

Intervenção literária no IFSul

O que os alunos fariam se descobrissem uma caixa cheia de livros "dando sopa" no meio do pátio durante o intervalo? Foi a partir dessa pergunta que nós do grupo de bolsistas do professor André promovemos hoje pela manhã o que foi chamado de uma "intervenção literária".


Você consegue imaginar a sua reação?

Após uma semana de arrecadação de livros numa campanha interna com colegas, amigos, parentes e professores, separação de material necessário para esta atividade e confecção de uma caixa e por volta de 200 marcadores de páginas com o nome do Pibid, o grupo colocou em prática a sua primeira ação dentro do instituto, com suporte incansável e pontual do professor supervisor. 



Os bolsistas Eduarda, Taiana, Andressa, Junior e Patrícia
observando as primeiras reações dos estudantes ao encontrarem a caixa.

Uma câmera escondida filmou reações enquanto os bolsistas distribuiram-se pelo pátio com câmeras fotográficas tentando flagrar novos ou os mesmos momentos de diferentes ângulos.





Para a nossa surpresa, não houve grande constrangimento por parte do público alvo. Mais rápido do que esperávamos os alunos tomaram conta da caixa e foram levando do seu conteúdo. A aglomeração em torno permaneceu durante todo o intervalo. Eles pegavam um, dois, três livros - às vezes em momentos de extrema voracidade que só um leitor assíduo é capaz de entender - e saíam espalhando a notícia de que haviam "livros grátis para todo mundo!". 





Ao que os alunos associavam nós bolsistas ao acontecimento, prontamente éramos procurados para generosos agradecimentos e trocas de impressões sobre leituras variadas, sobre experiências com literatura. O corpo discente do IFSul mostrou-se assim incrivelmente ansioso pelos próximos passos do subprojeto Letras em suas duas áreas de atuação e muito receptivo a ele. Como atuantes específicos na área da leitura literária, terminamos o dia com a impressão de estarmos começando a ocupar um solo muito fértil.




Não sobrou nenhum livro para contar a história.












Nenhum comentário:

Postar um comentário